CIRURGIA PLÁSTICA E ACEITAÇÃO SOCIAL

10 de julho de 2011

Charles Sá*
Vez por outra acontece de uma paciente ir ao meu consultório com idéia de fazer uma cirurgia plástica, mas sem saber exatamente de que parte. “O que o senhor acha que devo mudar para ficar mais bonita?”, perguntam, explicando que “chegou a idade da cirurgia plástica” e que “as amigas estão todas correndo para os consultórios”.
A história ilustra uma característica desconcertante da época em que vivemos. Constato que submeter-se a uma plástica tornou-se símbolo de status –  quase uma obrigação entre homens, mas principalmente mulheres, de classes sociais mais abonadas. Embora ganhe a vida como cirurgião e adore tornar as pessoas mais bonitas e confiantes por meio do meu bisturi, me inquieta perceber que muitos pacientes procuram a plástica para cumprir um certo rito social. 
Há ainda os que vão ao cirurgião como quem procura o emissor de um passaporte para o sucesso, numa sociedade de valores embaralhados, em que a beleza tornou-se característica vital para o êxito na profissão e a conqusita da felicidade. Não podemos tanto...
Como posso dizer a uma pessoa que característica física ela deve mudar para ficar melhor? Só deve ser modificado algo que nos incomoda, como saber isso pelo outro? O cirurgião não deve ser visto com um expert em estética, crítico de arte a limpar imperfeições conforme o padrão estético vigente. Ao contrário, ele pode ajudar a tornar pessoas melhores dentro do que são, sem descaracterizá-las. O cirurgião também não tem poderes mágicos de transformar frustrações em sucesso, como, no fundo, desejam alguns pacientes.
Não me canso de dizer: não adianta ter a boca da atriz , o nariz da y, o seios da z, se eles não combinam com o tipo físico da paciente. Vejo que muitas buscam uma beleza idealizada na esperança de memitizar, junto com as características físicas das artistas, a vida glamourosa que elas levam. Nada mais equivocado.
A maioria das pessoas não sabe que boa parte das celebridades adora fazer plástica e dizer que não fez e quase sempre declara nas revistas que “usa só uns creminhos”, “quase não se exercita” e “come de tudo” para construir uma imagem delineada por especialistas em comunicação e marketing. Deuses do Olimpo são  bonitos por natureza, diz o mito; atores famosos são os olimpianos do nosso tempo. Que os nossos pacientes saibam disse e saibam ser críticos e conscientes, na hora de procurar uma cirugia.
*Cirurgião plástico, lança em abril, no Rio, o livro “Os mistérios da Vaidade Humana”, pela editora Qualitymark, em com co-autoria com a Dra. Natale Gontijo de Amorim.

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