MÉDICA ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE CIRURGIA PLÁSTICA E INDICA A HORA CERTA DE FAZER UM LIFTING

2 de julho de 2011

Conheça as novas técnicas e recomendações para cada caso

A idade certa para fazer uma cirurgia plástica não existe, mas alguns fatores podem ajudar a escolher o melhor momento para tomar a decisão de fazer um lifting. A convite do site do Globo, a cirurgiã plástica Natale Gontijo de Amorim, professora da Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da PUC-Rio/ Instituto Carlos Chagas e integrante da equipe do Dr. Ivo Pitanguy respondeu as principais dúvidas das leitoras sobre o tema.

:: Existe uma idade ideal para se fazer um lifting? Que fatores vão determinar o momento da cirurgia?
Primeiro temos que analisar os fatores que levam ao envelhecimento da pele para decidir o momento certo da plástica. A exposição ao sol sem uso de protetor solar, o fumo e uma alimentação ruim são fatores que aceleram a flacidez e o aparecimento de rugas. Problemas de pele, mais especificamente a acne severa com formação de cistos mais profundos, causam a ruptura das fibras elásticas e geram uma flacidez também. Além disso, o fator genético é importante. Dependendo destes fatores, o envelhecimento pode ocorrer mais depressa ou mais devagar, mas podemos dizer que a partir dos 45 a 50 anos um paciente pode começar a ter indicação de lifting facial.

:: Quais as técnicas de lifting mais usadas no país?
Há uma variação muito grande de técnicas. Algumas atuam apenas na pele, outras são mais agressivas e descolam o periósteo (a membrana que reveste o osso), chamada de lifting subperiostal.

:: Existem técnicas que deixam o lifting menos artificial?
Com certeza. Uma técnica em que você descola menos pele e atua na gordura e nos músculos, apenas reposicionando estas estruturas e não modificando suas características com cortes ou retiradas excessivas são técnicas mais suaves.

:: Muitas clínicas estão anunciando a 'plástica de fim de semana'. É arriscado?
Sinceramente nem imagino o que seja isto, pois uma cirurgia demanda um tempo de recuperação de 20 a 30 dias. Se o paciente fica internado 1 ou 2 dias no hospital, porém, depois deve ter um afastamento de suas atividades mais pesadas (como ginástica, dirigir, esforços vigorosos) por período em torno de 3 semanas.Se não seguir as orientações do médico, o paciente pode ter problemas graves, inclusive com perda do resultado cirúrgico.

:: O que é o lifting tridimensional?
É um tipo de lifting que trata o face e pescoço pensando em três dimensões, comprimento, largura e volume. Reposicionamos as estruturas que caíram, como pele e musculatura, elevando-as. Assim diminuimos o comprimento da face envelhecida e aumentamos a largura ao nível das maçãs do rosto. Pense que o rosto envelhecido está caído e tem o formato retangular, enquanto o rosto jovem é um triângulo invertido, cheio nas bochechas e mais fino ao nível da mandíbula e pescoço. Além de tratarmos o comprimento e a largura, também pensamos no volume da face.

:: Cuidados para garantir o resultado ideal?
Não fumar e nem ficar perto de fumantes 30 dias antes e depois da cirurgia. Cuidar da pele com protetor solar, hidratantes e acompanhamento dermatológico antes e depois da plástica, além de afastamento de suas atividades mais pesadas que exigem esforço físico por período em torno de três semanas após a cirurgia. E claro, seguir sempre as orientações de seu médico.


Veículo: site O Globo | Data:  12/04/2010 | Seção: Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário